ASSINE: CHAMADA PARA UM TRATADO GLOBAL SOBRE PLÁSTICOS

 

A necessidade de negociação urgente de um novo tratado global para enfrentar a crise global da poluição por plásticos surgiu como uma clara prioridade para o próximo ano, tendo sido endossada pela maioria dos Estados membros da ONU e por uma grande variedade de vozes empresariais. As organizações abaixo assinam e se solidarizam com a comunidade global na convocação por uma solução ambiciosa e compreensiva para enfrentar o flagelo da poluição por plásticos.

Estamos convocando um instrumento global juridicamente vinculativo sobre poluição plástica ao longo de todo o ciclo de vida dos plásticos, incluindo extração de matérias-primas, produção, transporte, uso, descarte, e remediação. Os governos devem concordar com um mandato que saia da UNEA5.2 para negociar e adotar um novo acordo tão ambicioso, com disposições e obrigações específicas legalmente vinculativas para prevenir e remediar a poluição plástica e seus impactos tóxicos.

Nós solicitamos aos membros das Nações Unidas que negociem rapidamente um novo instrumento juridicamente vinculativo para acabar com a ameaça contínua à saúde humana, animal e ambiental. Este processo deve ser baseado em um sistema justo e robusto para garantir a participação das partes interessadas e uma implementação significativa em todos os níveis sob uma abordagem baseada nos direitos humanos.

Não temos tempo a esperar nem a perder. A hora de agir é agora.

JUNTE-SE À CHAMADA

Se representa um grupo ou organização e gostaria de se juntar a nós nesta chamada à acção, por favor preencha este formulário:

ASSINE AGORA

EL HORA DE ACTUAR.